Vivaldi: um novo navegador para usuários avançados

Chrome, Firefox ou IE são os três navegadores que mais possuem usuários e a maioria de nós já usou pelo menos dois desses três navegadores. Só no Brasil algo em torno de 85% dos usuários (dados de 2015) utilizam um desses três navegadores. Muitas pessoas, assim como eu, também já intercalaram entre eles buscando por novidades, eficiência e, claro, uma interface mais bonita e agradável.

Há cerca de um ano, Jon von Tetzchner, co-fundador e ex-CEO da Opera dava início ao projeto Vivaldi com a clara missão de atender as expectativas de um público específico formado por usuários "avançados" ou mesmo aqueles um pouco mais exigentes, cansados de sempre provar mais do mesmo. Com o passar do tempo trabalhando na Opera, Tetzchner ficara insatisfeito com os caminhos traçados pela empresa e resolveu sair para dedicar-se ao Vivaldi.

Baseado no Chromium, navegador de código aberto da Google, o Vivaldi faz uso do motor Blink para renderizar páginas e está disponível para Linux, Windows e OS X neste link.

Mas este novo navegador é realmente diferente? Sim. O que dá ao Vivaldi tanto "poder de fogo" é o fato dele ser construído sobre tecnologias web como CSS, Node.js e React o que permite ao navegador interagir mais facil e eficientemente com as páginas abertas pelo usuário além de contar com uma gama de novas funcionalidades que deixam a navegação muito mais agradável.

Além do título de navegador para "usuários avançados", o Vivaldi também cumpriu a promessa de ser um navegador totalmente pessoal, flexível e adaptável a cada usuário. Guias no fundo ou na lateral da janela, outro lugar para a barra de endereços, modificar atalhos ou gestos do mouse, mudar a aparência, enfim, todo o navegador pode ser personalizado.

Além do visual muito agradável e suave, abaixo listamos algumas funcionalidades que diferenciam o Vivaldi de outros navegadores:

Agrupar abas

Possibilidade de agrupar várias abas em uma só, o que economiza espaço e melhora a organização.

alt

Várias páginas na mesma tela

Abas que estão agrupadas podem ser aberdas de uma só vez na mesma tela fazendo com que elas dividam o espaço e isso é ótimo para quem é multitarefa.

alt

Painéis Web na lateral

Permite acessar qualquer site no painel lateral. Muito útil para navegação lado a lado e redes sociais como twitter por exemplo.

alt

Carregamento de imagens

Permite desabilitar o carregamento de imagens de qualquer página ou utiliza apenas as imagens já salvas em cache. Útil para uma navegação mais rápida e economia no consumo de banda se você não for precisar das imagens.

alt

Filtros

As páginas podem ser abertas com diversos filtros diferentes como o da imagem abaixo que mostra onde estão todas as "divs" do site.

alt

Outras funcionalidades

  • Pré visualização das páginas na barra de guias
  • Inserção de notas
  • Marcadores com captura de tela
  • Speed Dial
  • Customização de interface
  • Muitos atalhos configuráveis de mouse e teclado